Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Justiça

06 de Janeiro de 2017 as 13:27:21



SISTEMA PENITENCIÁRIO - 33 pessoas morrem em presídio em Roraima


Roraima: 33 pessoas morrem em presídio
 
 
Pelo menos 33 presos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), na zona Rural de Boa Vista (RR), foram mortos na 6ª feira, 06.01. Segundo a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, o tumulto na unidade começou durante a madrugada.
 
Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar entraram no presídio no começo da manhã e a situação já está sob controle. As autoridades estaduais ainda não divulgaram detalhes sobre o que aconteceu.
 
De acordo com a imprensa local, que divulgou imagens como sendo de hoje, presos podem ter sido decapitados. O Pamc é o maior presídio de Roraima.
 
As mortes em Roraima ocorrem na mesma semana em que 60 presos foram assassinados em estabelecimentos prisionais do Amazonas e um dia após o governo federal lançar o Plano Nacional de Segurança Pública para tentar reduzir o número de homicídios dolosos e feminicídios; promover o combate integrado à criminalidade transnacional e a racionalização e a modernização do sistema penitenciário.
 
 
Moraes diz que mortes de presos em RR foram "acerto de contas interno" do PCC
 
O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, disse afirmouque as mortes de pelo menos 33 presos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), na zona Rural de Boa Vista (RR), foram resultado de um acerto de contas entre integrantes da mesma facção, o PCC (Primeiro Comando da Capital). Moraes negou que as mortes sejam "uma retaliação" do PCC a outra facção, a Família do Norte (FDN), após chacina em presídio de Manaus com a morte de 56 presos. As duas organizações criminosas disputam o controle do tráfico de drogas e o interior das unidades prisionais do Amazonas. 
 
“Segundo dados que me foram passados, desde as últimas rebeliões [no presídio de Roraima] houve a separação das facções nesse presídio. Todos [os mortos naquele presídio] eram ligados à mesma facção, que é o PCC. Dos 33 mortos, três eram estupradores e os demais eram rivais internos que haviam traído os demais. Então, na linguagem popular, trata-se de um acerto de contas interno”,
 
disse o ministro, ao ressaltar o caso é grave.
 
O ministro negou que a situação do presídio do estado tenha saído do controle, mas admitiu se tratar de uma “situação difícil”.
 
“Roraima já teve problemas no segundo semestre do ano passado, com 18 mortes em consequência de rebeliões. [No que se refere] à questão de termos rebeliões ou mortes, talvez tenha sido um grande erro cuidar apenas do problema”,
 
disse.
 
Segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania de Roraima, o tumulto na unidade começou durante a madrugada. Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar entraram no presídio no começo da manhã e a situação já está sob controle. As autoridades estaduais ainda não divulgaram detalhes sobre o ocorrido. De acordo com a imprensa local, que divulgou imagens como sendo de hoje, presos podem ter sido decapitados. A Pamc é o maior presídio de Roraima.
 
As mortes em Roraima ocorrem na mesma semana em que 60 presos foram assassinados em estabelecimentos prisionais do Amazonas. O governo federal anunciou ontem o Plano Nacional de Segurança Pública para tentar reduzir o número de homicídios dolosos e feminicídios; promover o combate integrado à criminalidade transnacional e a racionalização e a modernização do sistema penitenciário.


Fonte: AGENCIA BRASIL. Copidescagem da Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
OPERAÇÃO LESA PÁTRIA - Polícia Federal deflagra 26ª Fase 16/04/2024
OPERAÇÃO LESA PÁTRIA - Polícia Federal deflagra 26ª Fase
 
MORAES liberta Coronéis da PMDF Réus por Omissão no 8 de janeiro 28/03/2024
MORAES liberta Coronéis da PMDF Réus por Omissão no 8 de janeiro
 
PETROBRAS - Justiça reconduz Presidente do Conselho de Administração ao cargo 18/04/2024
PETROBRAS - Justiça reconduz Presidente do Conselho de Administração ao cargo
 
CNJ abre Processo Disciplinar contra Juíza GABRIELA HARDT 18/07/2023
CNJ abre Processo Disciplinar contra Juíza GABRIELA HARDT
 
Justiça autoriza Transporte Hidroviário na Represa Billings, em São Paulo SP 15/04/2024
Justiça autoriza Transporte Hidroviário na Represa Billings, em São Paulo SP
 
ABORDAGENS POLICIAIS - STF considera ilegal o Perfilamento Racial 12/04/2024
ABORDAGENS POLICIAIS - STF considera ilegal o Perfilamento Racial
 
STF reconhece que Estado deve indenizar Vítimas de Bala Perdida 12/04/2024
STF reconhece que Estado deve indenizar Vítimas de Bala Perdida
 
MORAES nega pedido para isentar X no Brasil de Ordens Judiciais 09/04/2024
MORAES nega pedido para isentar X no Brasil de Ordens Judiciais
 
CASO ELON MUSK - Se houver descumprimento, qualquer coisa a ser feita, será feita no processo, afirmou Barroso 11/04/2024
CASO ELON MUSK - Se houver descumprimento, qualquer coisa a ser feita, será feita no processo, afirmou Barroso
 
JULGAMENTO DE MORO - Maioria do TRE-PR vota contra Cassação 09/04/2024
JULGAMENTO DE MORO - Maioria do TRE-PR vota contra Cassação
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites